DESIGUALDADES ÉTNICO-RACIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
Main Article Content
Resumo
A proposta no presente artigo é analisar a relação entre políticas públicas de cidadania e desigualdades étnico-raciais no Brasil. A ideia de cidadania, indispensável à democracia, deve ser entendida como fundamentalmente política, contudo, pode coincidir com os direitos universais que são mais amplos e abrangentes. A pretensão é analisar políticas públicas em uma sociedade caracterizada por desigualdades estruturais e estruturantes em que questões de direitos de cidadania, de uma perspectiva dos direitos humanos, ainda não são garantidas efetivamente para alguns segmentos, tais quais mulheres, homossexuais, negros, dentre outros. O enfoque dado é aos negros brasileiros que são herdeiros de prejuízos vinculados a um passado histórico colonial e que são, também, agentes em interações sincrônicas vivenciadas no âmbito das relações socioculturais, que são, por sua vez, responsáveis também por processos de subalternização.
Article Details
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).