CONSERVADORISMO POLÍTICO E A LUTA ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO: NOVOS E VELHOS CENÁRIOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nesses duros tempos, pretendemos refletir sobre as ações do Movimento Escola Sem Partido, que tem, desde 2004, como coordenador nacional Miguel Nagib. Advogado e declaradamente conservador, investe fortemente na produção de um discurso de criminalização de professores; no controle e estigmatização do conhecimento a ser produzido nos processos de aprender e ensinar; na defesa de uma moral e de uma ética totalitárias que discursivamente pretendem transformar as práticas cidadãs escolares em rotinas de delação e de controle de ideias. Qual o papel que a escola cumpre na formação de consciências? Pensando na temática da questão racial, um currículo antirracista seria um veículo de uma “doutrinação política e ideológica”? Essas são algumas perguntas que se juntam a tantas outras e que se movimentam diante de projetos de sociedade em disputa.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).