APRESENTAÇÃO DOSSIÊ BRANQUITUDE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A branquitude significa pertença étnico-racial atribuída ao branco. Podemos entendêla como o lugar mais elevado da hierarquia racial, um poder de classificar os outros como não-brancos, dessa forma, significa ser menos do que ele. Ser branco se expressa na corporeidade, isto é, a brancura e vai além do fenótipo. Ser branco consiste em ser proprietário de privilégios raciais simbólicos e materiais3. O Dossiê Branquitude através dos artigos de treze pesquisadores analisa este tema com foco na realidade social brasileira. Antes dessa proposta, houve duas antologias a respeito, primeiro, Psicologia Social do Racismo: Estudos sobre a branquitude e branqueamento no Brasil (Carone; Bento 2002), depois, Branquidade: identidade branca e multiculturalismo (Ware, 2004).
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).