SOLIDÃO DA MULHER NEGRA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Conteúdo do artigo principal

Táhcita Medrado Mizael, Dra.
Sarah Carolinne Vasconcelos Barrozo
Maria Helena Leite Hunziker, Dra.

Resumo

Este trabalho revisou a literatura sobre a solidão da mulher negra, buscando entender os significados atribuídos a essa terminologia. Utilizaram-se as bases Portal de Periódicos CAPES, Banco de Teses e Dissertações da CAPES e plataforma BVS, e os descritores “solidão da mulher negra/preta” e “rejeição da mulher negra/preta”. Foram selecionados e analisados oito trabalhos ao todo. Seis trabalhos focaram em mulheres negras adultas e em relacionamentos entre um homem e uma mulher. A solidão da mulher negra foi relacionada principalmente a falta de um parceiro, ao abandono parental e/ou do próprio parceiro e ao preterimento afetivo-sexual. O racismo é tido como o fator determinante dessa solidão. Variáveis relacionadas ao machismo também foram apontadas. Discute-se a importância de ampliar a discussão sobre o impacto da cultura na preferência afetivo-sexual.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Mizael, T. M., Barrozo, S. C. V., & Hunziker, M. H. L. (2021). SOLIDÃO DA MULHER NEGRA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(38), 212–239. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1270
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Táhcita Medrado Mizael, Dra., Universidade de São Paulo (USP)

Táhcita Medrado Mizael é psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e especialista em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Paulo (USP). Seus principais temas de pesquisa são: questões raciais (e.g., preconceito, racismo institucional), gênero e sexualidade, feminismo, interseccionalidade.

Sarah Carolinne Vasconcelos Barrozo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Sarah Carolinne Vasconcelos Barrozo é psicóloga clínica e pesquisadora. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e é atualmente mestranda em Análise Experimental do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Maria Helena Leite Hunziker, Dra., Universidade de São Paulo (USP)

Maria Helena Leite Hunziker é licenciada, bacharel e psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1973 e 1974), mestra, doutora e livre-docente em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1978, 1982 e 2003, respectivamente). Pós-Doutorado no Reed College - USA (1993-1994) e na Universidad de Sevilla - Espanha (1999). Trabalha na Universidade de São Paulo (Instituto de Psicologia - Departamento de Psicologia Experimental) desde 1988. Aposentada como Professora Associada 3, em 2017, atua como Professora Sênior no mesmo departamento. É orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental da USP.