(F)ATOS DE RESISTÊNCIA: FÓRUM DE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA DE SERGIPE E OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS

Main Article Content

Edinéia Tavares Lopes Ângela Sales Andrade dos Santos Maria Batista Lima Evanilson Tavares de França

Resumo

As primeiras atividades do Fórum de Educação Escolar Quilombola de Sergipe (FEEQS), instituído em 2019, a partir de ações conjuntas entre NEABI-UFS e o Movimento Quilombola de Sergipe (MQSE), desvelam a situação da Educação Escolar Quilombola (EEQ) do estado, elegendo como questão urgente os desafios encontrados para a elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas localizadas em comunidades remanescentes de quilombola do estado. Por esta razão, o artigo ora escrito objetiva refletir sobre a maneira como a constituição do FEEQS tem fomentado os debates em torno da elaboração dos PPP dessas escolas, desde a conquista do direito das comunidades, no que se refere à elaboração desses projetos de forma autônoma e coletiva. Defende-se que o FEEQS se constitui como espaço de resistência que tem provocado debates e embates na efetivação da EEQ em Sergipe, exemplificado neste trabalho com as discussões em torno da elaboração dos PPP.

Article Details

Como Citar
LOPES, Edinéia Tavares et al. (F)ATOS DE RESISTÊNCIA: FÓRUM DE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA DE SERGIPE E OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 13, n. 37, p. 84-106, ago. 2021. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1264>. Acesso em: 23 out. 2021.
Seção
Dossiê Temático