A NECROPOLÍTICA E AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: O JOVEM NEGRO EM QUESTÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta uma análise sobre a trajetória de dois adolescentes/jovens negros brasileiros, considerando a manifestação da necropolítica no país e sua relação com a prática infracional e o cumprimento de medidas socioeducativas. Observamos o papel desses indicadores a partir de aparatos teóricos, dados estatísticos brasileiros e, sobretudo, dos relatos de dois jovens negros, pobres e periféricos que foram submetidos à medida socioeducativa em suas adolescências. As falas desses jovens, suas convicções, experiências e sentimentos serão reproduzidos no decorrer de todo o artigo, tal como foram expressos nas entrevistas. Os principais resultados da pesquisa apontam que as vivências narradas por esses jovens expressam, em diversos aspectos, a realidade social em que sobrevivem muitos outros jovens negros no Brasil.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).