Prezados/as leitores/as,

Com imensa satisfação, lançamos em fins de outubro uma nova edição da Revista da ABPN, apresentando um novo Dossiê temático"Raça, Ciência e Gênero", organizado pelas pesquisadoras Christiane Maria Cruz de Souza (IFBA), Lina Maria Brandão de Aras (UFBA) eMaria Renilda Barreto (CEFET-RJ), composto por dez artigos distribuídos em quatro temas: Saúde, escravidão e abolição; Raça, políticas públicas e assistência materno-infantil; Doenças e especialidades de mulheres; e Mulheres e profissões.

Os artigos são resultados de estudos realizados por pesquisadores/as nacionais e internacionais entre os anos de 2012 e 2014, dos grupos de Pesquisa História da Assistência à Saúde e pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Etnicorraciais (CEFET-RJ).

Trazemos também quatro artigos na Seção livre.

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as –, que possibilitaram a publicação deste número e sua continuidade, como também cada pesquisador/a. Nossos agradecimentos a todas e a todos!

Equipe Editorial

Publicado: 2014-10-31

APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO

Tânia Mara Pedroso Müller, Wilma de Nazaré Baía Coelho

01-02