MOVIMENTO SOCIAL NEGRO: CAMINHOS EMANCIPATÓRIOS NA LUTA PELA EDUCAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Danielle celi dos santos scholz pereira
Cláudia Rodrigues de Freitas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo delinear as lutas empreendidas pelo Movimento Social Negro no âmbito da educação, por meio de um resgate histórico, no qual os avanços, identificados no papel emancipatório da população negra, são a marca mais importante entre as conquistas alcançadas. Os caminhos percorridos na busca teórica foram realizados por meio da verificação de produções no Banco de Teses e Dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Scielo (Scientific Electronic Library Online) e documentos e normativas do Ministério da Educação (MEC), disponíveis on-line. Os resultados demonstram protagonismo do Movimento Social Negro na construção de políticas públicas educacionais, que possuem o desafio cotidiano de enfrentamento do racismo e discriminação racial.


 


 

Detalhes do artigo

Como Citar
dos santos scholz pereira, D. celi, & de Freitas, C. R. (2020). MOVIMENTO SOCIAL NEGRO: CAMINHOS EMANCIPATÓRIOS NA LUTA PELA EDUCAÇÃO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(Ed. Especi), 734–754. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/950
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Danielle celi dos santos scholz pereira

Enfermeira formada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGRS). Especialização em Práticas Pedagógicas em Serviço de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGRS).

Cláudia Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, na Linha de pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos Mestre em Educação (UNISINOS/RS. Possui Formação em Psicopedagogia pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires  EPsiBA em Curso de Formación En Psicopedagogia Clínica. Possui Pós-doutoramento no campo da Educação Especial-UFRGS. Foi professora na Rede Municipal de Porto Alegre até julho de 2010, atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com crianças de zero a seis anos. Professora na FACED/PPGEdu/UFRGS. É integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar NEPIE/FACED/UFRGS.