A SUBALTERNIZAÇÃO DO NEGRO BRASILEIRO: REFLEXÕES GERAIS ACERCA DAS POLÍTICAS DO ESTADO BRASILEIRO NA REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930) E NO ESTADO NOVO (1937 – 1946)

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Patrício de Barros

Resumo

O artigo versa sobre a subalternização do negro no processo de implementação/consolidação do capitalismo no Brasil. Mais especificamente a reflexão apresenta aspectos gerais desse processo nos períodos finais da escravidão, pós-abolição, perpassando pela República Velha e Estado Novo (1937 – 1946), demonstrando que as políticas de Estado possuíam cunho racista e tiveram especificidades em cada ciclo histórico seja não os integrando ao mercado na formação do mercado de trabalho, ora criminalizando as práticas culturais e religiosas dos negros, ora as ressignificando para legitimar ideologicamente o ciclo de desenvolvimento. O que se observa é que o racismo foi elemento fundamental para implementação e consolidação do capitalismo no país. A pesquisa realizada é de base qualitativa com levantamento de dados em fonte bibliográfica e documental. A perspectiva conceitual de nossa interpretação é a teoria social crítica de Marx.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Barros, L. P. (2020). A SUBALTERNIZAÇÃO DO NEGRO BRASILEIRO: REFLEXÕES GERAIS ACERCA DAS POLÍTICAS DO ESTADO BRASILEIRO NA REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930) E NO ESTADO NOVO (1937 – 1946). Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(Ed. Especi), 666–693. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/945
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Leonardo Patrício de Barros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2018). Possui especialização em Serviço Social na Oncologia pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense/HUAP-UFF (2020). Atualmente é mestrando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/PPGSS UERJ. Domina principalmente os seguintes temas: Racismo estrutural, racismo religioso, questão racial, Serviço Social na oncologia.