ESCRAVIDÃO E TRAJETÓRIAS DO PÓS-EMANCIPAÇÃO EM SÃO FRANCISCO DO CONDE: NOTAS DE PESQUISA (SÉCULOS XIX E XX) notas de pesquisa (séculos XIX e XX).

Conteúdo do artigo principal

Idalina M Almeida Freitas
Tatiana Florentino Santana
Elzira Sá
Juciara Viana

Resumo

Este texto busca apresentar notas de pesquisa cujo objetivo é traçar reflexões numa perspectiva histórica, acerca do município de São Francisco do Conde, localizado no recôncavo baiano, considerando o recorte temporal entre o final do século XIX e ao longo do século XX. Pretende-se refletir com base em fontes que denotam as experiências que caracterizaram os momentos finais do regime escravista e os destinos no pós emancipação de comunidades negras rurais, nos amparando em categorias tais como trabalho, família, gênero, geração e nos aportes teóricos da história social da escravidão e do trabalho. Num segundo momento, seguindo o rastro desses passados presentes, iremos traçar pequenas trajetórias de dois  personagens negros e negras que contribuíram para pensar a história do município e as experiências no pós emancipação.


Palavras-chave: Comunidades negras – pós emancipação – recôncavo baiano – trabalho.

Detalhes do artigo

Como Citar
Freitas, I. M. A., Santana, T. F., Sá, E., & Viana, J. (2020). ESCRAVIDÃO E TRAJETÓRIAS DO PÓS-EMANCIPAÇÃO EM SÃO FRANCISCO DO CONDE: NOTAS DE PESQUISA (SÉCULOS XIX E XX): notas de pesquisa (séculos XIX e XX). Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(Ed. Especi), 563–590. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/933
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Tatiana Florentino Santana, UNILAB

Graduanda do Curso de História da UNILAB.

Elzira Sá, UNILAB

Graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB. Bolsista de IC - FAPESB.

Juciara Viana, UNILAB

Graduanda do Bacharelado Insterdiscplinar em Humanidades da UNILAB.