OS IMPACTOS DA COLONIZAÇÃO : EPISTEMICÍDIOS NA PSICOLOGIA
Main Article Content
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar os efeitos do epistemicídio como dispositivo do processo colonizador a partir do silenciamento de epistemologias pretas no processo de construção das subjetividades negras brasileiras. Foram caracterizados os diferentes mecanismos de deslegitimação do negro como portador e produtor de conhecimento e foram identificados os efeitos do epistemicídio na formação de Psicologia no Brasil, assim como os impactos epistemológicos do processo de colonização.Para tanto utilizou-se de um levantamento histórico e bibliográfico com teóricos negros que fazem críticas contundentes às produções do mundo dito ocidental, possibilitando compreender a Psicologia enquanto uma ciência historicamente omissa às questões étnico-raciais.
Article Details
Como Citar
ANSELMO, Aline dos Santos.
OS IMPACTOS DA COLONIZAÇÃO : EPISTEMICÍDIOS NA PSICOLOGIA.
Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 13, n. 35, p. 441-463, fev. 2021.
ISSN 2177-2770.
Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/917>. Acesso em: 14 abr. 2021.
Seção
Artigos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).