REFLEXOS DAS DESIGUALDADES RACIAIS: A ESCRAVIDÃO ENQUANTO INSTITUIÇÃO E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO

Conteúdo do artigo principal

Rhuann Lima Fernandes

Resumo

Este ensaio teórico propõe uma discussão acerca dos processos recentes de flexibilização e de precarização do trabalho, atentando para a particularidade da população negra, cujas experiências de vulnerabilidade se acentuam. Neste trajeto, a escravidão enquanto instituição social é recuperada para demarcar as condições históricas de manutenção dessa vulnerabilidade, uma vez que tal processo marca as práticas sociais de maneira estruturante.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandes, R. L. (2021). REFLEXOS DAS DESIGUALDADES RACIAIS: A ESCRAVIDÃO ENQUANTO INSTITUIÇÃO E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(35), 292–320. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/879
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rhuann Lima Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Ciências Sociais no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ) e Cientista Social (2019) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ICS/UERJ). É pesquisador na Bloco 4 Foundation, promovendo a construção de espaços de pesquisa sobre ativismo, cidadania e políticas sociais em Moçambique e atuando nos programas de pesquisa: Artivismo pelo Direito à Cidade e RAProtestar. Integra o Grupo de Pesquisa: Áfricas: política, sociedade e cultura (UERJ-UFRJ), sob coordenação do Prof. Dr. Washington Santos Nascimento. Dedica-se no momento aos temas dos Estudos Africanos, Sociologia e Antropologia das Emoções, Conflitos Étnicos e Direitos Humanos, Teoria Pós-colonial e Cultura Hip-Hop. O referencial recente de sua trajetória acadêmica tem sido a reflexão sobre epistemologia e metodologia das ciências sociais para propor e testar inovações em termos de desenhos, métodos, técnicas de pesquisa social, explorando interlocuções interdisciplinares, como outras áreas de conhecimento e novas tecnologias informacionais. Possui diversas publicações em periódicos nacionais na área de humanidades (sociologia, antropologia, filosofia e história). Sua monografia "Casamento Tradicional Bantu: o Lobolo no Sul de Moçambique", baseada em sete meses de pesquisa de campo em Moçambique, foi agraciada com o seguinte prêmio: II Prêmio Giralda, de caráter nacional, atribuído no âmbito do IX Seminário de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (SAPPGAS), do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ). Além disso, os resultados preliminares da monografia receberam Menção Honrosa pela Comissão de Jornadas Científicas da Faculdade de Ciências Sociais e Filosóficas da Universidade Pedagógica de Moçambique. Atualmente, é Professor de Filosofia, História e Sociologia no Sistema Educandus de Ensino (Curso), Unidade Madureira (RJ).