MATRIZES NEGRO-AFRICANAS DO CÁLCULO ALGÉBRICO: O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PRESENTE NO PAPIRO AHMES
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Resumo
Este artigo resulta de trabalho de pesquisa cujo objetivo foi investigar matrizes matemáticas de ascendência africana e tecer reflexões que problematizem a presença africana no ensino de matemática, em particular, no ensino de cálculo algébrico. Por meio de procedimentos de análise histórica, investigamos a presença egípcio-africana no desenvolvimento do pensamento matemático no período de aproximadamente 2000 a.C. até 332 a.C., época que corresponde ao período do surgimento, apogeu e declínio do Egito faraônico e à fase inicial do período Helênico.
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Como Citar
Forde, G. H. A. (2019). MATRIZES NEGRO-AFRICANAS DO CÁLCULO ALGÉBRICO: O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PRESENTE NO PAPIRO AHMES. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 109–127. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/782
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Caderno Temático
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