ESTRADAS VISSUNGUEIRAS NA CENA CONTEMPORÂNEA: ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA PLATAFORMA GARIMPAR EM MINAS NEGRAS CANTOS DE DIAMANTE : origin and development of the platform Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante

Conteúdo do artigo principal

Luciano Mendes de Jesus
Sayonara Sousa Pereira

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese do desenvolvimento da plataforma de pesquisa e criação artística “Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante” em torno da investigação das relações criativas entre cultura negra tradicional e artes cênicas contemporâneas, através de estudos práticos e teóricos sobre os elementos performativos e sonoro-musicais presentes nos vissungos, cantos afro-brasileiros de ocorrência no norte de Minas Gerais, na região do Alto Jequitinhonha.


Palavras-chave: Teatro. Música. Cultura afro-brasileira. Tradição. Contemporaneidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Jesus, L. M. de, & Pereira, S. S. (2019). ESTRADAS VISSUNGUEIRAS NA CENA CONTEMPORÂNEA: ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA PLATAFORMA GARIMPAR EM MINAS NEGRAS CANTOS DE DIAMANTE: : origin and development of the platform Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 45–72. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/709
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Sayonara Sousa Pereira, Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes - ECA - USP

É Professora Doutora-RDIDP-MS3-D2 no Departamento de Artes Cênicas - da Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo - ECA/ CAC/ PPGAC - USP. Orientadora de Mestrados e Doutorados. Vice-coordenadora do PPGAC-ECA-USP. Membro Titular no: Conselho de Graduação do Departamento de Artes Cênicas , e Editora colaboradora da Revista Sala Preta do PPGAC-ECA/USP. Realizou 2o Pós-Doutorado (2015-2016) no Departamento de Theaterwissenschaft da FREIE UNIVERSITÄT BERLIN-Alemanha com bolsa BPE da FAPESP. Realizou 1o Pós-Doutorado (2007-2009) junto ao Instituto de Artes da UNICAMP, período que atuou como professora-colaboradora, e também realizou estágio pós-doutoral na Alemanha, ambos como bolsista da FAPESP. É Doutora em Artes-Dança pela UNICAMP/2007 (Bolsista FAPESP). Licenciada em Pedagogia da Dança pela HOCHSCHULE FÜR MUSIK-TANZ / KÖLN (2003). A convite da coreógrafa Susanne Linke, foi guest-student na FOLKWANG HOCHSCHULE- Essen (1985), escola dirigida, na ocasião, por Pina Bausch. Na cidade de Essen - Alemanha, fixou sua residência entre 1985 e 2004, onde trabalhou com profissionais de diferentes áreas artísticas . Integrou o Tanztheater Christine Brunel - Essen (1985-1993), além de ter dançado e dirigido suas próprias produções como coreógrafa independente a partir de 1991. Em 2004 recebeu do DAAD-Bonn (Deutscher Akademischer Austauchedinst/ German Academic Exchange Service-Bonn) um Stipendium para realizar pesquisa acadêmica no Brasil por 18 meses. É também coreógrafa, e consultora para projetos em dança, e dança-educação,onde 2007-2012, participou do projeto da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (São Paulo faz Escola) escrevendo para os Cadernos do Professor e do Aluno: ARTE Linguagens, Códigos e suas Tecnologias- as atividades para a disciplina DANÇA - em todas as series do Ensino Fundamental II e Médio. É autora dos livros :- Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de ES-BOÇO - 2010/ Editora: Annablume, e Trajetórias em construção: escritos cênicos dos pesquisadores do LAPETT-2016/Editora Prismas. Na Universidade de São Paulo Dirige o LAPETT - Laboratório de Pesquisas e Estudos em Tanz Theatralidades - ECA-USP ( Grupo de Pesquisa com Certificação do CNPq e da ECA-USP) . Sua pesquisa transita entre o processo criativo de obras cênicas com temáticas contemporâneas, estudos sobre as memórias gravadas e inscritas no corpo do interprete, a transmissibilidade de obras cênicas, e a análise de gestuais, em associação com elementos encontrados no Tanztheater.