O PENSAMENTO DE ABDIAS NASCIMENTO E ANTÔNIO BISPO DOS SANTOS ACERCA DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS QUILOMBOLAS: PROPOSTAS PARA UMA RECONFIGURAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA propostas para uma reconfiguração da sociedade brasileira

Main Article Content

Luane Bento dos Santos

Resumo

Neste trabalho, pretendemos nos debruçar em torno das concepções de “Quilombo” enquanto espaço-território de resistência e construção de identidades negras a partir das interpretações dos trabalhos de duas importantes lideranças negras na luta antirracista: Abdias do Nascimento e Antônio Bispo dos Santos. Para isso, utilizamos as obras em que eles conceituam e apresentam outro olhar sobre os territórios quilombolas, uma escrita marcada por uma perspectiva decolonial, bastante articulada com as reivindicações históricas dos movimentos negros, especialmente, os movimentos negros quilombolas. Desse modo, analisamos as narrativas de Abdias do Nascimento em “O Quilombismo” e a escrita dialógica de Antônio Bispo dos Santos em “Colonização, Quilombos: modos e significados” e demonstramos como elas chamam o leitor para além de apoiar a luta quilombola repensar seus valores sociais e culturais.


 

Article Details

Como Citar
SANTOS, Luane Bento dos. O PENSAMENTO DE ABDIAS NASCIMENTO E ANTÔNIO BISPO DOS SANTOS ACERCA DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS QUILOMBOLAS: PROPOSTAS PARA UMA RECONFIGURAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 33, p. 456-471, ago. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/700>. Acesso em: 29 set. 2020.
Seção
Artigos