IDENTIDADES, PERTENCIMENTOS E AS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

Conteúdo do artigo principal

Carolina Rodrigues de Souza
Ana Cristina Juvenal da Cruz
Alice Helena Campos Pierson
Douglas Verrangia

Resumo

Este artigo descreve o projeto “Identidades, Pertencimentos e as Ciências Exatas e Tecnológicas”, financiado pelo concurso “Negras e Negros na Ciência”, da Fundação Carlos Chagas. Por meio de uma pesquisa-intervenção, foram reveladas trajetórias escolares e perspectiva profissional de estudantes negras e negros da Universidade Federal de São Carlos (matriculados em cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas), assim como a construção de seu pertencimento étnico-racial e elementos que eles identificam como facilitadores para seu ingresso nos cursos. Ao mesmo tempo, descrevem-se barreiras enfrentadas até a chegada ao ensino superior (que persistem na vivência universitária) e estratégias/condições que podem contribuir para superar a realidade de desigualdades raciais que marca a formação profissional em nosso país.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, C. R. de, Cruz, A. C. J. da, Pierson, A. H. C., & Verrangia, D. (2019). IDENTIDADES, PERTENCIMENTOS E AS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 252–282. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/692
Seção
Caderno Temático