“EU, CIENTISTA?!”: TRAJETÓRIAS NEGRAS E AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFRGS

Conteúdo do artigo principal

Vera Rodrigues
Luanda Sito

Resumo

Este artigo resulta da participação no edital “Negros e Negras nas Ciências”, promovido pela Fundação Carlos Chagas, em 2016, com o projeto de pesquisa “Trajetórias Negras e Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, cujo objetivo era caracterizar demandas e experiências de estudantes cotistas e identificar suas boas práticas de permanência na universidade, com ênfase nas estratégias e desafios do ingresso, permanência e sucesso na vida universitária. Com esse foco, na linha “Experiências e boas práticas voltadas para atrair e qualificar jovens nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas”, levamos a cabo uma pesquisa qualitativa, que contemplou questionários e grupo focal com universitários negros, cotistas e não cotistas, de uma universidade pública do sul do Brasil (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Neste artigo, apresentaremos resultados que evidenciam obstáculos vividos pelos estudantes em seu ingresso, permanência e sucesso na vida universitária, como o enfrentamento ao racismo no meio acadêmico, e ao mesmo tempo estratégias que criam para lidar com esses desafios.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rodrigues, V., & Sito, L. (2019). “EU, CIENTISTA?!”: TRAJETÓRIAS NEGRAS E AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFRGS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 207–230. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/690
Seção
Caderno Temático