ENTEXTUALIZAÇÕES EM EVENTOS DE LETRAMENTOS DE ARTE E REEXISTÊNCIA DAS JUVENTUDES: RESSIGNIFICAR PARA REEXISTIR EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, buscamos analisar processos de entextualizações em eventos de letramentos de reexistência (Souza, 2011), a partir da perspectiva da Pragmática Cultural, que propõe uma pesquisa linguística descolonial e interventora (Alencar, 2015). Tais processos são vivenciados nas interações entre Movimentos Sociais da Serrinha, na periferia de Fortaleza, e a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mais especificamente, focalizamos o Sarau de luta que marca a gênese do Movimento Arte e Reexistência Periférica e o Fórum Popular da Grande Parangaba. Considerados como jogos de linguagem, constitutivos de gramáticas de resistência, esses eventos entextualizam as experiências de diálogo entre pesquisadores e extensionistas da universidade e os movimentos culturais juvenis da periferia de Fortaleza, em signos indexais tais como “reexistência” e “atravessar a rua”. Como aparato metodológico, utilizamos a cartografia (Passos; Kastrup; Escossia, 2009), que se propõe a acompanhar processos e não produtos. Os resultados gerados indicam que é possível construirmos, em diversos jogos de linguagem, modos de produzir conhecimento em favor da vida da população periférica, evidenciando novas relações entre os movimentos sociais e a universidade, em concepções de linguagem mais comprometidas com um projeto popular que alie teoria e prática na produção de saberes.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).