EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: INTERFACES, TRAVESSIAS E FRONTEIRAS DA PRÁTICA DA PEDAGÓGICA

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Creusa Barbosa dos Santos Trindade
Rosália Maria Ribeiro Aragão

Resumo

O artigo objetivou analisar a prática pedagógica dos professores que organizam os conteúdos curriculares na perspectiva de identificar as interfaces destes conhecimentos com os saberes ancestrais em uma escola de ensino fundamental localizada na comunidade de  Macapazinho, em Santa Izabel, Pará - Brasil, no sentido de compreender de que forma esses saberes contribuem para o desenvolvimento do currículo aplicado à população estudantil remanescente de quilombo, no que concerne  as atitudes, valores e autopertencimento étnico, relacionados às orientações das Diretrizes Curriculares para a Educação Quilombola (DCEEQ) e as Legislações 10.639/03 e 11.645/08, que normalizam a inclusão da temática História da África e dos africanos e suas contribuições para a formação da sociedade Brasileira no currículo nacional.

Detalhes do artigo

Como Citar
Trindade, C. B. dos S., & Aragão, R. M. R. (2016). EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: INTERFACES, TRAVESSIAS E FRONTEIRAS DA PRÁTICA DA PEDAGÓGICA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 8(18), 280–295. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/52
Seção
Dossiê Temático