CULTURA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA: A EXCLUSÃO DO IDENTITÁRIO NEGRO NO EVENTO “PALMAS - CAPITAL DA Fɔ

Conteúdo do artigo principal

Ana Carolina Costa dos Anjos
Thiago Francysco Rodrigues Cassiano

Resumo

Esta produção científica tem por finalidade analisar a invisibilidade sofrida pelas religiões e culturas de matrizes africanas no evento “Palmas – Capital da Fé”, promovido pela prefeitura municipal de Palmas, e a falta de acesso às políticas públicas efetivas no âmbito municipal pelo seguimento. Para isso, apresenta o evento com informações públicas vindouras da prefeitura municipal de Palmas por meio de suas notas oficiais, diário oficial do município e site oficial com entrevistas com gestores, confrontando-os com os embasamentos da Constituição Federal Brasileira de 1988, em seu artigo 19, relacionando também ao pensamento mouriano em seus livros a “Sociologia do Negro” (1988) e “Brasil- raízes do protesto negro” (1983). Por fim, aponta para a relevância e a necessidade da pluralização da cultura e religiosidade afro-brasileira e a importância do desenvolvimento de políticas públicas para as culturas e religiões de matrizes africanas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Anjos, A. C. C. dos, & Cassiano, T. F. R. (2018). CULTURA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA: A EXCLUSÃO DO IDENTITÁRIO NEGRO NO EVENTO “PALMAS - CAPITAL DA Fɔ. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 295–312. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/439
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Thiago Francysco Rodrigues Cassiano, Universidade Federal do Tocantins

Thiago Francysco Rodrigues Cassiano é ator, performer, artista plástico e pesquisador com ênfase na área do desenvolvimento e trabalho das artes, teatro e humanidades. Acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro pela UFT - Universidade Federal do Estado do Tocantins - Campus de Palmas (2015 - 2018). Pesquisador, pelo PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica pela UFT, das artes, com ênfase em atuação e teatro, voltando-se as seguintes especificidades: teatro, teatro-educação, arte-educação, atuação e interpretação, trabalho e formação de atores, performance artística, experimentação cênica, composição poética cênica, processos criativos e educação do sensível. Também pesquisador das questões da raça negra (racismo, preconceito racial e desigualdade) e da cultura afro-brasileira.