A CONSOLIDAÇÃO DA LEI 10.639 NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SÃO PAULO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS

Conteúdo do artigo principal

Ângela Fátima Soligo
Caroline Felipe Jango
Tamyris Proença Bonilha Garnica
Edna Lourenço

Resumo

Este estudo apresenta os dados referentes a uma pesquisa realizada com as/os educadoras/es do Município de Campinas-SP, a respeito da implantação e desenvolvimento das ações relativas à lei 10.639, a partir de demanda apresentada pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Campinas. O questionário elaborado para a realização da pesquisa foi disponibilizado para a rede docente do município de Campinas em ambiente virtual da Secretaria Municipal de Educação, ao qual responderam 218 profissionais da Educação. Os resultados indicam que, embora as questões das africanidades e da História da África estejam contemplados nos Projetos Político-Pedagógicos e Planos de Ensino, elas ainda não adentram as práticas pedagógicas das/dos docentes. Evidenciam ainda as lacunas da formação e corroboram a constatação da dinâmica do racismo institucional no cotidiano escolar, que se opera pela ausência, pelo silêncio e pela superficialidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Soligo, Ângela F., Jango, C. F., Garnica, T. P. B., & Lourenço, E. (2018). A CONSOLIDAÇÃO DA LEI 10.639 NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SÃO PAULO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 265–294. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/433
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Ângela Fátima Soligo, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação - licenciatura - em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), mestrado e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995/2001). Atualmente é Docente da Faculdade de Educação da Unicamp, Departamento de Psicologia Educacional, Membro do Grupo de Pesquisa DiS (Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação), Ex-Presidente da ABEP-Associação Brasileira de Ensino de Psicologia e ex-membro da Mesa Diretora da ALFEPSI-Associação Latinoamericana de Formação e Ensino em Psicologia. Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, racismo e preconceito, ensino de psicologia, juventudes, formação de professores e escola. Desenvolve pesquisas voltadas para o estudo do preconceito racial no Brasil e para as ações afirmativas, bem como para as questões de gênero e homofobia, a partir do recorte teórico das representações sociais. Dedica-se atualmente ao estudo da Psicologia Africana. Em 2012 recebeu o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, concedido pela Universidade Estadual de Campinas.

Caroline Felipe Jango, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008) é pós-graduada em Gestão de Negócios pelo SENAC - Campinas (2010), possui Mestrado em Educação (2012), também pela UNICAMP e cursa Doutorado em Educação na mesma instituição. Atualmente é Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), representando a Diretoria Adjunta de Desenvolvimento Comunitário na Pró-reitoria de Extensão do IFSP, Coordenadora Geral do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP desde 2015 e membro do grupo de pesquisa DiS (Diferenças e Subjetividades na Educação - Unicamp) desde 2006. Atua principalmente nos seguintes temas: Representação Social, Escola, Preconceito Racial, Formação Docente, Política Pública.

Tamyris Proença Bonilha Garnica

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, cursou graduação em Pedagogia na Universidade Estadual de Campinas. Atuou no Ensino Superior como pesquisadora, professora e assessora pedagógica. Na educação básica, exerceu função de docente, diretora de ensino e consultora pedagógica. Durante o período que atuou na docência da educação básica, participou de projetos relacionados à gestão e à orientação pedagógica. Desenvolve pesquisas relacionadas à educação, docência e formação de professores, com ênfase em Psicologia Social. Atualmente, atua como Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, área de Educação, no Instituto Federal de São Paulo - Campus Avaré.

Edna Lourenço

Presidente do Grupo Força da Raça, secretária de Combate ao Racismo do PT da Macro Campinas, assessora parlamentar, organizadora do Catálogo Caminhos do Axé, membro do Comitê 20 de Novembro e membro do Forúm de Educação e Diversidade das Relações Étnico-Racias de Campinas e da Comissão Especial de Estudos da Lei 10.639/03 da Câmara Municipal de Campinas.