O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E O ENSINO DA GEOMETRIA: DIALOGANDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

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Cristiane Coppe

Resumo

O presente trabalho pretende discutir uma perspectiva do Programa Etnomatemática para a prática docente na Educação Básica, considerando a produção bibliográfica do educador Paulus Gerdes e as potencialidades que permeiam suas ideias para a prática pedagógica. A fim de refletir sobre as possibilidades concretas de propostas pelo Programa Etnomatemática, utilizou-se depoimentos de professores de Matemática da Educação Básica que participaram de um minicurso ministrado no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) na cidade de São Paulo em 2016. A investigação mostrou que os professores reconheceram as ideias de Gerdes como potencializadoras para o contexto da sala de aula, evidenciando os materiais didáticos manipuláveis sugeridos pelo educador e trabalhados no minicurso. Nesse sentido, acredita-se que o Programa Etnomatemática  pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem da geometria e outros conteúdos em matemática, evidenciando os elementos da postura criativa, da nova aliança interdisciplinar e do entendimento do estudante, enquanto sujeito holístico, específicos de uma Educação Etnomatemática, descolonizando o currículo de Matemática e ampliando olhares para diversas culturas.

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Como Citar
Coppe, C. (2017). O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E O ENSINO DA GEOMETRIA: DIALOGANDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(22), 228–250. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/406
Seção
Dossiê Temático