CONQUISTA DE DIREITOS, ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA E A PRÁTICA DA SANGRIA ENTRE OS/AS REMETU-KEMI E POVOS DA REGIÃO CONGO/ANGOLA: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO PARA A SALA DE AULA

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José Antonio Novaes da Silva

Resumo

A Lei 10639/2003 completou 14 anos em 2017. Essa política pública foi regulamentada em 17 estados brasileiros e gerou uma série de desdobramentos: novas leis e resoluções, que vêm contribuindo tanto para a discussão das relações étnico-raciais quanto para a inserção da população negra no mundo do trabalho, por meio da reserva de vagas. O texto apresenta a Biologia como uma das áreas do conhecimento que pode contribuir no debate da educação voltada às relações raciais, confirmando, assim, uma propositura do CNE de 1996. Esta produção apresenta o Egito Antigo (Ta-netjeru), bem como a prática médica exercida pelos/as remetu-kemi - em especial, as sangrias (íth) -,  como uma atividade realizada por outros povos africanos a qual poderá adentrar a sala de aula, por meio de uma ação interdisciplinar envolvendo a Biologia e a História.

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Como Citar
Silva, J. A. N. da. (2017). CONQUISTA DE DIREITOS, ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA E A PRÁTICA DA SANGRIA ENTRE OS/AS REMETU-KEMI E POVOS DA REGIÃO CONGO/ANGOLA: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO PARA A SALA DE AULA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(22), 149–175. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/402
Seção
Dossiê Temático