IDENTIDADES NEGRAS ENTRELAÇADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Conteúdo do artigo principal

Margareth Maria de Melo

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões de minha tese de doutorado sobre como a temática afro-brasileira é tratada no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, em Campina Grande/PB. A metodologia do estudo foi a pesquisa nos/dos/com os cotidianos (ALVES, 2008) e através da observação - conversas sobre histórias de vida e narrativas de oito praticantes (CERTEAU, 2007), quatro estudantes negras e quatro professoras negras -, buscamos compreender as redes tecidas na formação docente. Os resultados apontam para a necessidade do aprofundamento da temática no âmbito do curso e a ressonância de mais envolvidos, pois a sensibilização de docentes comprometidos neste aspecto permitirá um trabalho contínuo e sistemático, garantindo uma melhor formação.

Detalhes do artigo

Como Citar
Melo, M. M. de. (2012). IDENTIDADES NEGRAS ENTRELAÇADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 4(8), 156–169. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/258
Seção
Artigos