EDUCAÇÃO, DESIGUALDADE E DIVERSIDADE: grupos menos favorecidos frente ao sistema escolar brasileiro

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Jurandir Almeida de Almeida Araujo

Resumo

O objetivo do presente artigo é refletir sobre as desigualdades sociais e culturais existentes no sistema educacional brasileiro, enfocando as dificuldades de acesso e permanência de grupos menos favorecidos, e historicamente discriminados - a exemplo da população afrodescendente -, a uma educação pública, democrática e de qualidade. Partindo do pressuposto que o ensino oferecido a estes grupos, no Brasil, não corresponde às suas demandas, necessidades e interesses, assim como, não oferece elementos mínimos para que os sujeitos destes grupos se desenvolvam plenamente – intelectual, social e profissionalmente. Nos últimos anos, algumas políticas educacionais foram criadas pelo Estado com o objetivo de minimizar desigualdades existentes no sistema escolar brasileiro, no entanto, há ainda uma resistência por parte da escola em colocá-las em prática. Precisamos progredir muito para que de fato essas políticas se efetivem. A luta é antiga e os resultados já são notórios.

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Como Citar
Araujo, J. A. de A. (2012). EDUCAÇÃO, DESIGUALDADE E DIVERSIDADE: grupos menos favorecidos frente ao sistema escolar brasileiro. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 4(8), 114–125. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/255
Seção
Artigos