O QUE PENSAM OS ESTUDANTES QUANTO AO APROVEITAMENTO DO SAMBA NO ENSINO DA GEOGRAFIA?

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Altair Caetano

Resumo

O presente artigo corresponde a parte de uma pesquisa qualitativa que investiga se o samba pode ser aproveitado no/para o ensino da Geografia, e se esta prática pode contribuir para a implementação da Lei Nº 10639/03 nas escolas. Ela tem como hipótese que o samba, que é um bem ligado às culturas negras (re)construídas no Brasil, pode aparecer no ensino da Geografia como ferramenta curricular. Entretanto, o aproveitamento do samba no currículo de Geografia seria uma forma de atender os princípios da referida Lei? Nesta perspectiva, além da pesquisa bibliográfica e documental, este estudo contou com a investigação empírica na qual se aplicou questionários semi-estruturados em um grupo de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas localizadas em dois municípios do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Os dados coletados (corpus) foram analisados pela metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

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Como Citar
CAETANO, Altair. O QUE PENSAM OS ESTUDANTES QUANTO AO APROVEITAMENTO DO SAMBA NO ENSINO DA GEOGRAFIA?. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 9, n. 21, p. 135-158, fev. 2017. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/232>. Acesso em: 19 set. 2020.
Seção
Artigos