AUDIOVISUAL NEGRO BRASILEIRO: POR UMA RECONSTRUÇÃO DA MODERNIDADE A PARTIR DOS DIREITOS AUTORAIS
Main Article Content
Resumo
Este artigo busca reconstruir o ideal de modernidade no audiovisual brasileiro a partir da experiência da população negra na produção. Tal revisão aborda os limites das categorias predominantes historicamente na regulação das políticas: o nacional e o independente. Ambas são associadas a metodologias de pesquisas que ocultam ou subestimam a contribuição da população negra nas relações de cidadania do país, principalmente na sua produção cultural. Os direitos autorais, nesse sentido, são o horizonte normativo para reconhecer que as expressões artísticas e culturais da população negra precisam estar em comunhão com o cenário tecnológico contemporâneo no qual novos grupos integram os sistemas de produção, principalmente por meio da internet e suas plataformas gratuitas como o YouTube.
Article Details
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).