CANTORAS AFRO-BRASILEIRAS DE ÓPERA: UMA REFLEXÃO SOBRE A AUSÊNCIA DE CANTORAS LÍRICAS NEGRAS NOS LIVROS DE HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX

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Antonilde Rosa Pires
Ana Guiomar Rêgo Souza

Resumo

Este artigo se propõe a investigar a participação de cantoras líricas negras nos teatros brasileiros em finais do século XVIII e durante a primeira metade século XIX, visando entender a invisibilização dessas mulheres na História da Música no Brasil. Cantar ópera naquela época e praticar música em geral, era quase sempre mais uma obrigação que os negros tinham que realizar, e não, na maioria das vezes, uma atividade de prazer e glamour. Por isso, escrever sobre a música brasileira e não referenciar essas mulheres significa invisibilizá-las. Assim, acreditamos que há uma necessidade de se repensar e reescrever a história da música na perspectiva do antirracismo, anti-machismo e anticlassimo, para que a pluralidade étnico-raciais, de gênero, de classe, que forma a sociedade brasileira, seja representada.

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Como Citar
Rosa Pires, A., & Rêgo Souza, A. G. (2017). CANTORAS AFRO-BRASILEIRAS DE ÓPERA: UMA REFLEXÃO SOBRE A AUSÊNCIA DE CANTORAS LÍRICAS NEGRAS NOS LIVROS DE HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(21), 20–36. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/224
Seção
Dossiê Temático