EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A DISTÂNCIA: UM DEBATE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO DISTRITO FEDERAL

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Raquel de Almeida Moraes
Lívia Freitas Fonseca Borges
Francisco Thiago Silva

Resumo

O presente artigo analisa o curso Educação para a Igualdade Étnico-Racial, promovido pela rede pública de ensino do DF em 2011, na modalidade a distância. O objetivo central é identificar os percalços e avanços que essa formação continuada de professores resultou, no intuito de responder a problemática: a educação a distância consegue promover ações de formação continuada para professores na perspectiva antirracista? A epistemologia teórica é o marxismo e a metodologia adotada envolve a análise documental e revisão bibliográfica. Os eixos analíticos adotados são a Educação a Distância, EaD;  Educação das Relações Étnico-Raciais e Currículo da Formação de Professores, ocorrida no DF. Uma contradição detectada foi a ausência de uma efetiva inserção das questões étnico-raciais como temática nas políticas de formação docente materializada por meio de cursos na modalidade EaD no Projeto Político Pedagógico no Distrito Federal, o que resulta em ações mínimas.   

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Como Citar
Moraes, R. de A., Borges, L. F. F., & Silva, F. T. (2014). EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A DISTÂNCIA: UM DEBATE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO DISTRITO FEDERAL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 6(12), 123–149. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/180
Seção
Artigos