A ESCOLA NA ÁFRICA OCIDENTAL – A LÍNGUA COMO AÇÃO ESTRATÉGICA E O FATOR DE EVASÃO ESCOLAR: O CASO DO BENIN

Conteúdo do artigo principal

Sènakpon Fabrice Fidèle Kpoholo
Ines Barbosa de Oliveira

Resumo

Este artigo é um excerto de um capítulo de nossa dissertação de mestrado em educação, cuja pesquisa trata sobre os fatores demográficos e sócio-culturais da evasão escolar nas áreas rurais. Aqui, nós apenas abordamos um dos fatores culturais. A língua. Depois de recordada o contexto do surgimento da escola moderna na África Ocidental, as suas funções desde a época pré-colonial até o período pós-colonial, nós tentamos compreender o mecanismo através do qual a língua, portanto a cultura, se eleva às fileiras dos fatores de bloqueio ao bom resultado do processo de ensino/aprendizagem.  

Detalhes do artigo

Como Citar
Kpoholo, S. F. F., & Oliveira, I. B. de. (2014). A ESCOLA NA ÁFRICA OCIDENTAL – A LÍNGUA COMO AÇÃO ESTRATÉGICA E O FATOR DE EVASÃO ESCOLAR: O CASO DO BENIN. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 6(13), 425–437. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/171
Seção
Artigos