A ESCOLA NA ÁFRICA OCIDENTAL – A LÍNGUA COMO AÇÃO ESTRATÉGICA E O FATOR DE EVASÃO ESCOLAR: O CASO DO BENIN

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Sènakpon Fabrice Fidèle Kpoholo Ines Barbosa de Oliveira

Resumo

Este artigo é um excerto de um capítulo de nossa dissertação de mestrado em educação, cuja pesquisa trata sobre os fatores demográficos e sócio-culturais da evasão escolar nas áreas rurais. Aqui, nós apenas abordamos um dos fatores culturais. A língua. Depois de recordada o contexto do surgimento da escola moderna na África Ocidental, as suas funções desde a época pré-colonial até o período pós-colonial, nós tentamos compreender o mecanismo através do qual a língua, portanto a cultura, se eleva às fileiras dos fatores de bloqueio ao bom resultado do processo de ensino/aprendizagem.  

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Como Citar
KPOHOLO, Sènakpon Fabrice Fidèle; OLIVEIRA, Ines Barbosa de. A ESCOLA NA ÁFRICA OCIDENTAL – A LÍNGUA COMO AÇÃO ESTRATÉGICA E O FATOR DE EVASÃO ESCOLAR: O CASO DO BENIN. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 6, n. 13, p. 425-437, jun. 2014. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/171>. Acesso em: 19 set. 2020.
Seção
Artigos