ANÁLISE PRELIMINAR DOS ASPECTOS LEGAIS DA ENTRADA DE JOVENS ESTUDANTES NEGROS NO CEFET/RJ – UNED NOVA IGUAÇU ATRAVÉS DO SISTEMA DE COTAS

Main Article Content

Carlos Henrique dos Santos Martins Rosilene da Conceição Silva Renan Ribeiro Moutinho

Resumo

A Lei Federal nº 12711/12, ao especificar critérios para a reserva de vagas no ingresso de estudantes nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio, amplia o caráter de inclusão por intermédio de uma progressiva ampliação de políticas afirmativas advindas das demandas dos movimentos sociais nas últimas décadas. O presente trabalho trata de análise preliminar documental de cunho qualitativo a partir dos documentos e aspectos legais que orientaram o processo seletivo 2013 da Unidade de Ensino Descentralizado da Nova Iguaçu, integrante do sistema CEFET-RJ. Traz para o debate algumas implicações referentes ao privilégio dos critérios de cotas sociais em detrimento das cotas raciais. Desse modo, caracteriza-se também pela possibilidade de abrir o diálogo na direção de oferecer subsídios de aprimoramento dessa política pública governamental que garantam maior visibilidade e presença da juventude negra nos espaços escolares do referido sistema.

Article Details

Como Citar
MARTINS, Carlos Henrique dos Santos; SILVA, Rosilene da Conceição; MOUTINHO, Renan Ribeiro. ANÁLISE PRELIMINAR DOS ASPECTOS LEGAIS DA ENTRADA DE JOVENS ESTUDANTES NEGROS NO CEFET/RJ – UNED NOVA IGUAÇU ATRAVÉS DO SISTEMA DE COTAS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 6, n. 14, p. 264-275, out. 2014. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/142>. Acesso em: 24 out. 2020.
Seção
Artigos