TEORIA RACIAL CRÍTICA E LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO: NARRATIVAS E CONTRANARRATIVAS DE IDENTIDADE RACIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Main Article Content

Aparecida de Jesus Ferreira

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar narrativas autobiográficas de identidades sociais de raça de professores de línguas. O objetivo é entender quais são os sentidos atribuídos às identidades raciais de negros e de brancos nas narrativas autobiográficas. O referencial teórico utilizado para analisar as narrativas autobiográficas é a Teoria Racial Crítica, Critical Race Theory – CRT (Ladson-Billings, 1998). Em conclusão, os sentidos atribuídos às palavras para identidade racial negra e para identidade racial branca que são trazidas nas narrativas autobiográficas são sentidos utilizados de uma forma que desfavorecem a identidade racial negra e favorecem a identidade racial branca e, ainda, muitos dos exemplos trazidos nas narrativas colocam a identidade racial branca como norma.  

Article Details

Como Citar
FERREIRA, Aparecida de Jesus. TEORIA RACIAL CRÍTICA E LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO: NARRATIVAS E CONTRANARRATIVAS DE IDENTIDADE RACIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 6, n. 14, p. 236-263, out. 2014. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/141>. Acesso em: 02 dez. 2020.
Seção
Artigos