A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DE UM ESTUDANTE NEGRO SURDO PARA O INGRESSO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

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Rafaela Alcantara Barros de Oliveira Mayra Barbosa dos Santos Rocha Cledson Severino de Lima Maria da Conceição dos Reis

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar a trajetória escolar de um estudante duplamente identificado, negro e surdo, até seu ingresso em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) por meio da política de cotas. Dessa maneira, ampliamos essa discussão relacionando teoria e prática ao analisar a narrativa do estudante e fortalecer o debate sobre a política de cotas como um meio de inclusão e diminuição das disparidades econômicas e sociais através da educação. Nesse sentido, concluímos que as ações afirmativas foram decisivas para o seu ingresso na Universidade. Tendo em mente a multiplicidade de sentidos e experiências que constituem a vida de pessoas negras surdas, conseguimos nos aproximar da história de vida do estudante entrevistado, que nos apresentou uma perspectiva particular, mas que reflete a existência coletiva de um grupo social.

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Como Citar
BARROS DE OLIVEIRA, Rafaela Alcantara et al. A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DE UM ESTUDANTE NEGRO SURDO PARA O INGRESSO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 13, n. Ed. Especi, p. 76-93, out. 2021. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1305>. Acesso em: 27 nov. 2021.
Seção
Caderno Temático