EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS

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Izanete Marques Souza
Eliana do Sacramento de Almeida
Ana Lúcia Gomes da Silva

Resumo

Este texto objetiva apresentar reflexões teórico-práticas acerca das identidades (des)veladas nos processos formativos e das demandas atuais e urgentes para os docentes, quanto às ações afirmativas. Realizou-se revisão bibliográfica para a tessitura teórica a partir de Bauman (2005), Candau (2012), Macedo (2007), McLaren (2000), Silva (2013), Silva (2014), Souza (2011; 2015), Woodward (2014), dentre outros. Os resultados evidenciaram a importância do trabalho docente pautado na diferença enquanto aspecto fundante para o trato com a alteridade e o respeito à diferença de modo a ampliar o autorreconhecimento étnico; da identificação das tensões da identidade que interferem no convívio com a diversidade; e a necessidade da discussão das culturas negra e indígenas nos currículos das escolas e universidades, por ser essencial que docentes, discentes e profissionais da saúde compreendam e respeitem a cultura e os modos de viver dos povos e territórios onde exercerão suas funções laborais como um conjunto de ações afirmativas.

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Como Citar
Souza, I. M., Almeida, E. do S. de, & Silva, A. L. G. da. (2021). EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(Ed. Especi), 82–102. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1237
Seção
Caderno Temático