ENSINO MÉDIO INTEGRADO E AÇÕES AFIRMATIVAS: O PERFIL RACIAL DISCENTE DO IFCE CAMPUS JAGUARIBE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo verificar o perfil racial discente antes e depois da implementação das bancas de heteroidentificação no ensino médio integrado do IFCE campus Jaguaribe. Realizamos o mapeamento de discentes que entraram por cotas para negros/as por meio de edital de ingresso no Ensino Médio de 2018 a 2020. Desta forma, podemos considerar que o perfil racial discente do IFCE Jaguaribe deixou de ser uma ampla maioria de estudantes oriundos das vagas destinadas à ampla concorrência, onde se inclui os candidatos que realizaram o ensino fundamental em escolas privadas ou mesmo os provenientes de escolas públicas, mas que decidiram concorrer por ampla, e passou a ser uma instituição mais plural, possivelmente com estudantes que se reconhecem como os verdadeiros sujeitos de direito das políticas de ação afirmativa, se apropriando das mesmas.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).