ENSINO MÉDIO INTEGRADO E AÇÕES AFIRMATIVAS: O PERFIL RACIAL DISCENTE DO IFCE CAMPUS JAGUARIBE

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Elimardo Cavalcante Bandeira
Domingos Juvenal Nogueira Diógenes
Cristiane Sousa da Silva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar o perfil racial discente antes e depois da implementação das bancas de heteroidentificação no ensino médio integrado do IFCE campus Jaguaribe. Realizamos o mapeamento de discentes que entraram por cotas para negros/as por meio de edital de ingresso no Ensino Médio de 2018 a 2020. Desta forma, podemos considerar que o perfil racial discente do IFCE Jaguaribe deixou de ser uma ampla maioria de estudantes oriundos das vagas destinadas à ampla concorrência, onde se inclui os candidatos que realizaram o ensino fundamental em escolas privadas ou mesmo os provenientes de escolas públicas, mas que decidiram concorrer por ampla, e passou a ser uma instituição mais plural, possivelmente com estudantes que se reconhecem como os verdadeiros sujeitos de direito das políticas de ação afirmativa, se apropriando das mesmas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bandeira, E. C., Diógenes, D. J. N., & Silva, C. S. da. (2021). ENSINO MÉDIO INTEGRADO E AÇÕES AFIRMATIVAS: O PERFIL RACIAL DISCENTE DO IFCE CAMPUS JAGUARIBE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(Ed. Especi), 38–56. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1235
Seção
Caderno Temático