AS NOÇÕES DE ESPAÇO E TEMPO A PARTIR DE UMA CARTOGRAFIA QUILOMBOLA

Conteúdo do artigo principal

Lourdes Carril

Resumo

O trabalho com as noções de tempo e espaço na sala de aulas das séries iniciais, do Ensino fundamental, é parte das Diretrizes Curriculares Nacionais[i], com reformulações na BNCC[ii], esta que deve ser analisada criticamente dada a importância para o desenvolvimento das relações espaciais nessa etapa de formação. Temos nos deparado com desafios que perpassam diversos fatores envolvidos para que esse processo se estabeleça de maneira a que os estudantes compreendam, tanto o papel da história e da geografia na escola, quanto apreendam o sentido da espacialidade e da alteridade na vida social. As várias ideologias, representações e ilusões que incidem na sociedade contemporânea e, portanto, na escola, acabam por reforçar o sentido do espaço social na perspectiva alienante. Lefebvre (2000, p. XXII) questiona: “Haveria uma relação direta, imediata e mediatamente apreendida, portanto, transparente, entre o modo de produção (a sociedade considerada) e seu espaço?” Perguntamos: como se ensina a geografia na sala de aula das séries iniciais? De que maneira a ênfase dada, atualmente, à escrita e à leitura no Ensino Fundamental, se constituindo como aprendizado separado do tempo e do espaço, pode ser reformulada sob outra prática pedagógica, que traga a questão da Cultura Afrobrasileira nessa etapa da educação?


 


[i]    BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.


 


Ii BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/MEC/UNDIME, 2018.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Carril, L. (2020). AS NOÇÕES DE ESPAÇO E TEMPO A PARTIR DE UMA CARTOGRAFIA QUILOMBOLA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(34), 337–357. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1141
Seção
Dossiê Temático