CONTANDO E RECONTANDO A ÁFRICA, JEITOS DE SENTIR AS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A LEI 10.639/2003

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Ana Paula Dos Santos
Reginaldo Ferreira Domingos

Resumo

O presente estudo trata-se de uma Proposta de Ensino para a lei 10.639 que instituiu em 2003 a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Este trabalho teve como recurso metodológico a realização de atividades que contemplassem a inclusão no currículo escolar a história do legado cultural africano, que permitiu a um grupo de crianças alcançarem novos conceitos acerca do ser negro, realizado na escola Educar SESC unidade Crato-Ce.  Diante do que foi exposto concluímos que é urgente um trabalho que reconheça a pluralidade da sociedade brasileira, pois a escola deve constituir nos seus espaços a discussão sobre as relações étnicas raciais no intuito de romper com pensamentos e atitudes racistas presentes no seu interior.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, A. P. D., & Domingos, R. F. (2015). CONTANDO E RECONTANDO A ÁFRICA, JEITOS DE SENTIR AS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A LEI 10.639/2003. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 7(16), 294–317. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/110
Seção
Artigos