SOCIOLOGIA CRÍTICA E (PROTO)INTERSECCIONAL DE DU BOIS: CONTRIBUIÇÕES AOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS SOBRE GÊNERO, INTERSECCIONALIDADE, MARXISMO E TEORIA CRÍTICA DA “RAÇA”

Main Article Content

Angelo Martins Jr.

Resumo

Neste artigo, discuto como a análise sociológica crítica e (proto)interseccional de Du Bois, a qual demonstra conexões entre, e é simultaneamente crítica ao, racismo, sexismo, capitalismo e colonialismo, não apenas precedeu, mas também continua a influenciar discussões sobre gênero, “raça” e classe presentes nos debates contemporâneos da sociologia de gênero, do feminismo negro e interseccional, assim como do marxismo e da “teoria crítica da raça”. A partir disso, demonstrarei como a obra de Du Bois ofereceu e continua a oferecer sérias contribuições para o conhecimento social, ajudando-nos a compreender (e a criticar) simultaneamente o racismo, sexismo e capitalismo como sistemas (interligados) de exploração, marginalização e violência. Assim farei a partir da leitura de citações diretas extraídas do trabalho de Du Bois, principalmente de obras que ainda não foram traduzidas para o português.

Article Details

Como Citar
MARTINS JR., Angelo. SOCIOLOGIA CRÍTICA E (PROTO)INTERSECCIONAL DE DU BOIS: CONTRIBUIÇÕES AOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS SOBRE GÊNERO, INTERSECCIONALIDADE, MARXISMO E TEORIA CRÍTICA DA “RAÇA”. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 33, p. 649-668, ago. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1023>. Acesso em: 27 set. 2020.
Seção
Biografias