COTIDIANO ESCOLAR DE CRIANÇAS PRETAS PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: UM DIÁLOGO ENTRE A CRUZ E A ESPADA

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Débora de Souza Bastos Ana Cristina Santos Peixoto

Resumo

O presente artigo tem como finalidade explicitar como o racismo religioso e estrutural atravessa a infância de crianças pretas que praticam as religiões de matriz africana no ambiente escolar. Fica evidente a forma como as religiões cristãs dominantes tem influência na vivência entre os estudantes demonstrada em preconceito e intolerância como também de que forma as instituições educadoras estão despreparadas para cumprir as leis e ir contra às perspectivas hegemônicas colonialistas. Utilizamos como suporte depoimentos que ratificam o sistema educacional inábil, que reproduz em suas práticas diárias a exclusão e trazemos a triste realidade vivenciada pelas crianças que encontram em seus terreiros o apoio emocional e espiritual necessário para continuarem na escola enfrentando diversos embates. 

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Como Citar
DE SOUZA BASTOS, Débora; SANTOS PEIXOTO, Ana Cristina. COTIDIANO ESCOLAR DE CRIANÇAS PRETAS PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: UM DIÁLOGO ENTRE A CRUZ E A ESPADA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 33, p. 337-353, ago. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1016>. Acesso em: 27 set. 2020.
Seção
Dossiê Temático