COTIDIANO ESCOLAR DE CRIANÇAS PRETAS PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: UM DIÁLOGO ENTRE A CRUZ E A ESPADA

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Débora de Souza Bastos
Ana Cristina Santos Peixoto

Resumo

O presente artigo tem como finalidade explicitar como o racismo religioso e estrutural atravessa a infância de crianças pretas que praticam as religiões de matriz africana no ambiente escolar. Fica evidente a forma como as religiões cristãs dominantes tem influência na vivência entre os estudantes demonstrada em preconceito e intolerância como também de que forma as instituições educadoras estão despreparadas para cumprir as leis e ir contra às perspectivas hegemônicas colonialistas. Utilizamos como suporte depoimentos que ratificam o sistema educacional inábil, que reproduz em suas práticas diárias a exclusão e trazemos a triste realidade vivenciada pelas crianças que encontram em seus terreiros o apoio emocional e espiritual necessário para continuarem na escola enfrentando diversos embates. 

Detalhes do artigo

Como Citar
de Souza Bastos, D., & Santos Peixoto, A. C. (2020). COTIDIANO ESCOLAR DE CRIANÇAS PRETAS PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: UM DIÁLOGO ENTRE A CRUZ E A ESPADA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(33), 337–353. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1016
Seção
Dossiê Temático