PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ARTE/ EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA ÉTNICO-RACIAL

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Bruno Marcelo de Souza Costa Piedade Lino Videira Enilton Ferreira Vieira José Gerardo Vasconcelos

Resumo

Apresentamos os resultados qualitativos da intervenção pedagógica: Brincadeiras e Literatura Africanas no Ambiente Escolar, desenvolvido por acadêmicos do curso de Pedagogia Unifap. Trata-se de atividade didático-pedagógico do componente curricular: Teoria e Prática do Ensino de Arte, realizada na Creche Municipal Nosso Cantinho do Amor, com foco na temática étnico-racial e na formação de professores da educação básica, tendo a arte/educação como fundamento teórico, metodológico, criativo e estratégico para a aplicabilidade da lei federal nº 10.639/03, na educação infantil. Destacamos a importância do desenvolvimento profissional dos acadêmicos de pedagogia em torno de práticas educativas para o ensino da arte/educação e do combate ao racismo, a discriminação e o preconceito racial em ambiente escolar.

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Como Citar
DE SOUZA COSTA, Bruno Marcelo et al. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ARTE/ EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA ÉTNICO-RACIAL. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 33, p. 134-159, ago. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1006>. Acesso em: 30 set. 2020.
Seção
Dossiê Temático