PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ARTE/ EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA ÉTNICO-RACIAL

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Bruno Marcelo de Souza Costa
Piedade Lino Videira
Enilton Ferreira Vieira
José Gerardo Vasconcelos

Resumo

Apresentamos os resultados qualitativos da intervenção pedagógica: Brincadeiras e Literatura Africanas no Ambiente Escolar, desenvolvido por acadêmicos do curso de Pedagogia Unifap. Trata-se de atividade didático-pedagógico do componente curricular: Teoria e Prática do Ensino de Arte, realizada na Creche Municipal Nosso Cantinho do Amor, com foco na temática étnico-racial e na formação de professores da educação básica, tendo a arte/educação como fundamento teórico, metodológico, criativo e estratégico para a aplicabilidade da lei federal nº 10.639/03, na educação infantil. Destacamos a importância do desenvolvimento profissional dos acadêmicos de pedagogia em torno de práticas educativas para o ensino da arte/educação e do combate ao racismo, a discriminação e o preconceito racial em ambiente escolar.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Souza Costa, B. M., Lino Videira, P., Ferreira Vieira, E., & Vasconcelos, J. G. (2020). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ARTE/ EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA ÉTNICO-RACIAL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(33), 134–159. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1006
Seção
Dossiê Temático