O ESTADO DA ARTE SOBRE CRIANÇAS NEGRAS EM PRODUÇÕES DA ANPED (2007-2019)

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Antonio Matheus do Rosário Corrêa Raquel Amorim dos Santos

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a temática crianças negras em produções de reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) no período de 2007 a 2019. Para tanto, se configura em abordagens quantitativa e qualitativa, em que realizamos levantamento de artigos nos Grupos de Trabalho 07, 13 e 21. O recorte da pesquisa se concentra no período de 2007 a 2019, que corresponde as últimas 10 reuniões nacionais da referida Associação. A análise dos dados foi baseada no Dialogismo Discursivo de Bakhtin (2011).  A respeito dos resultados, encontramos 17 (dezessete) trabalhos científicos que versam sobre as crianças negras, que apresentam a história da infância negra, políticas públicas, práticas pedagógicas, elaboração de identidades raciais, educação quilombola e as relações étnico-raciais. Concluímos que o quantitativo de trabalhos sobre as crianças negras ainda é pequeno em consideração a quantidade total de trabalhos dos GTs, sendo necessária ampliação de produções que tratam sobre a temática na área da educação.

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Como Citar
CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; AMORIM DOS SANTOS, Raquel. O ESTADO DA ARTE SOBRE CRIANÇAS NEGRAS EM PRODUÇÕES DA ANPED (2007-2019). Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 33, p. 85-109, ago. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1004>. Acesso em: 30 set. 2020.
Seção
Dossiê Temático