EDUCAÇÃO DAS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS NECESSÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

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Flávia Carolina da Silva

Resumo

A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) é um caminho para que as crianças construam identidades positivas, de si e de seus pares, é também um meio para que elas estejam em contato com a cultura afro-brasileira e africana. Este artigo apresenta uma discussão em torno da importância da ERER estar inserida na educação infantil (EI). Ressalta-se que a ERER está garantida a todos os níveis da educação. Faz-se necessário que os/as profissionais da EI estejam cientes da disparidade racial na nossa sociedade. Assim, a ERER precisa ser discutida nos cursos de formação de docentes, para auxiliá-los/as na construção de práticas pedagógicas que consideram e sejam promotoras de igualdade racial, visando o cumprimento da legislação, o pleno desenvolvimento de todas as crianças e a promoção da igualdade racial.


 

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Como Citar
DA SILVA, Flávia Carolina. EDUCAÇÃO DAS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS NECESSÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 33, p. 66-84, ago. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1003>. Acesso em: 27 set. 2020.
Seção
Dossiê Temático