RPG GIRASSÓIS: EPISTEMOLOGIAS ACADÊMICAS NEGRAS PARA OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Main Article Content

Ellen Lima Souza Núbia Cristina Sulz Lyra Correa

Resumo

O presente artigo apresenta o Role-Playing Game (RPG) Girassóis que aborda conceitos teórico-metodológico desenvolvidos por acadêmicas negras que orientam noções de infâncias e crianças negras e estruturam fundamentos da educação das relações étnico-raciais. O jogo foi concebido em uma chave de afrocentricidade orientado para graduandas/os do curso de Pedagogia. Para a comunidade acadêmicas negras a pesquisa é, também, uma forma de militância tal condição se expressa a busca por justiça curricular e isso, exige, coerência pedagógica para comunicar valores ancestrais que promovem cidadania com as nossas crianças de ontem e de hoje na ordem cosmogônica de Exu que subverte o tempo e o espaço nos levando para mãe África.

Article Details

Como Citar
SOUZA, Ellen Lima; SULZ LYRA CORREA, Núbia Cristina. RPG GIRASSÓIS: EPISTEMOLOGIAS ACADÊMICAS NEGRAS PARA OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 33, p. 44-65, ago. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1002>. Acesso em: 27 set. 2020.
Seção
Dossiê Temático