INTELECTUAIS NEGRAS NA ACADEMIA E CRIANÇAS NEGRAS: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO COMO ASSUNTOS DE VIDA!

Main Article Content

Flávia de Jesus Damião

Resumo

Este artigo partilha uma discussão teórica, ligada a uma pesquisa de doutorado, acerca dos sentidos epistêmicos e políticos da produção de conhecimento, na área da educação, gestada por intelectuais negras na academia em torno das crianças negras e suas infâncias.  As abordagens das Relações Étnico-raciais no Brasil, do Feminismo Negro e da Sociologia da Infância foram as referências conceituais pelas quais transitamos. Ao final do trabalho, compreendemos que as mulheres e intelectuais negras brasileiras ao elegerem as crianças e infâncias negras como assuntos de vida na academia produzem pesquisa eticamente e etnicamente engajada.  Ou seja, as intelectuais articulam em torno das crianças negras, a um só tempo, uma atuação política, social e acadêmica com vista à construção de outros mundos e outros modos de ser.

Article Details

Como Citar
DE JESUS DAMIÃO, Flávia. INTELECTUAIS NEGRAS NA ACADEMIA E CRIANÇAS NEGRAS: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO COMO ASSUNTOS DE VIDA!. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 33, p. 20-43, ago. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1001>. Acesso em: 29 set. 2020.
Seção
Dossiê Temático