RACISMO ACADÊMICO E FORMAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA AMÉRICA: W.E.B. DU BOIS E A INTERSECCIONALIDADE ENTRE CIÊNCIA E POLÍTICA

Main Article Content

Valter Roberto Silvério Hasani Elioterio dos Santos Fernando Oliveira da Costa

Resumo

O artigo tem como principal objetivo introduzir o pensamento sociológico de W.E.B. Du Bois em sua intersecção entre elaboração científica e atividade política delineando de forma não exaustiva sua contribuição à história da constituição das ciências sociais. Ao fazê-lo ele apresenta o autor à um público de língua portuguesa, em especial o brasileiro, o qual tem sido privado da potente reflexão e influência teórica de um dos autores mais lidos na atualidade, em especial, por sua exclusão intencional do chamado cânone da sociologia. Uma das teses em torno de sua exclusão é que a contribuição da obra de Du Bois representaria de fato uma alternativa histórica que foi parcialmente “desconsiderada” por seu pertencimento racial. Os momentos sobre os quais o texto transita compreendem a sua conceituação de “raça” como uma construção social no início do século XX, sua leitura das consequências do domínio do Ocidente sobre o continente Asiático e Africano e a reconfiguração do mundo social após a Segunda Guerra. Concluímos que o pensamento de Du Bois está presente em todos esses contextos históricos apontando para os limites da sociologia, propondo avanços e inovações. Seu pensamento está diretamente relacionado a elaboração de uma interpretação da experiência africana e negra em uma perspectiva transnacional e diaspórica que teve início com sua participação decisiva na proposição dos congressos pan-africanos.

Article Details

Como Citar
SILVÉRIO, Valter Roberto; DOS SANTOS, Hasani Elioterio; OLIVEIRA DA COSTA, Fernando. RACISMO ACADÊMICO E FORMAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA AMÉRICA: W.E.B. DU BOIS E A INTERSECCIONALIDADE ENTRE CIÊNCIA E POLÍTICA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 32, p. 333-366, maio 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/891>. Acesso em: 05 jul. 2020.
Seção
Biografias