O PIBID COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DAS DCNERER NOS ESPAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DO PEDAGOGO, NA UNIVERSIDADE E NAS ESCOLAS

Main Article Content

Rosana Batista Monteiro Bárbara Cristina Sicardi Nakayama

Resumo

O presente texto tem como objetivo refletir sobre a formação docente na perspectiva da educação antirracista e direitos humanos. Entendendo que o PIBID poderia contribuir para a implementação das políticas de ação afirmativa no campo do currículo, de acordo com a Resolução CNE 01/2004, foram construídos de forma colaborativa e interdisciplinar quatro projetos de trabalho voltados a turmas do ensino fundamental I ( 1o a 5o anos), relacionando história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, na perspectiva da reeducação das relações étnico-raciais. Apoiando-nos em autores e autoras do campo da educação das relações étnico-raciais (Gomes, 2019; Silva, 2010; Muller & Coelho, 2013), da formação docente (Nóvoa, 2017) e da pesquisa colaborativa (Ibiapina, 2017) a análise dos processos e dos resultados nos possibilita reconhecer que os integrantes do núcleo apropriaram-se de conhecimentos e práticas pedagógicas antirracistas.

Article Details

Como Citar
MONTEIRO, Rosana Batista; SICARDI NAKAYAMA, Bárbara Cristina. O PIBID COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DAS DCNERER NOS ESPAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DO PEDAGOGO, NA UNIVERSIDADE E NAS ESCOLAS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 32, p. 140-160, maio 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/888>. Acesso em: 04 jul. 2020.
Seção
Dossiê Temático