APONTAMENTOS E BASES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Main Article Content

Ana Cristina Cruz

Resumo

O artigo apresenta elementos para o debate sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais e o ensino de história da África e afro-brasileira como contribuição para o debate sobre currículo e formação docente. Apresenta alguns pontos para uma discussão sobre a interpretação e narrativa histórica em torno do ensino da história da África contemporânea. Isso será feito a partir de considerações sobre o debate epistemológico empreendido em torno da publicação do IX volume da Coleção História Geral da África da UNESCO. Pretende-se contribuir com esse debate com a introdução de aspectos teóricos e metodológicos que balizam a proposição em torno da noção de africanidade global a partir da discussão historiográfica contemporânea.

Article Details

Como Citar
CRUZ, Ana Cristina. APONTAMENTOS E BASES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 32, p. 120-139, maio 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/887>. Acesso em: 05 jul. 2020.
Seção
Dossiê Temático