A IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇAO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: SUBVERSÃO À LÓGICA DA COLONIALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR

Main Article Content

Eugenia Portela de Siqueira Marques Valeria Aparecida Mendonça de Oliveira Calderoni

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais (DCNERER) promoveram um deslocamento epistêmico no sentido de subverter a lógica hegemônica ocidental de matriz monocultural dos currículos escolares. O estudo analisa a implementação das leis nº. 10.639/2003 e nº. 11.645/2008 no estado Mato Grosso do Sul, a partir de uma pesquisa finanaciada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, realizada em escolas públicas no período de 2014 a 2016. Adotou-se como procedimento teórico metodológico a aplicação de questionários on line, realização de entrevistas. Conclui-se que ocorreram avanços importantes, todavia ainda é necessário avaliar em que medida o currículo escolar e a formação inicial e continuada de professores atendem satisfatoriamente as diretrizes.

Article Details

Como Citar
MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira; MENDONÇA DE OLIVEIRA CALDERONI, Valeria Aparecida. A IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇAO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: SUBVERSÃO À LÓGICA DA COLONIALIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 32, p. 97-119, maio 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/886>. Acesso em: 05 jul. 2020.
Seção
Dossiê Temático