RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA: ENTRE LEGISLAÇÕES E COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS

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Wilma de Nazaré Baía Coelho Sinara Bernardo Dias

Resumo

Este artigo busca discutir parte das legislações atinentes à diversidade racial na escola, como as Leis Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08, a Resolução CNE/CP Nº 01/2004, o Parecer CNE/CP Nº 03/2004, as DCNERER, e o Plano Nacional de Implementação destas Diretrizes, assim como evidenciar, por meio da análise documental, conforme Bardin (2016), o papel fundamental das coordenações pedagógicas na efetivação do aparato legal para a educação. Concluímos que a fragilidade do aporte teórico representa o principal entrave para o trabalho da temática pelas coordenações pedagógicas, e que os instrumentos legais evidenciam e reiteram o lugar de definidor de políticas educacionais na escola, como afirmam Coelho e Padinha (2013) e Coelho e Silva (2017).

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Como Citar
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; BERNARDO DIAS, Sinara. RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA: ENTRE LEGISLAÇÕES E COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 32, p. 46-67, maio 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/883>. Acesso em: 05 jul. 2020.
Seção
Dossiê Temático