A GEOGRAFIA ESCOLAR E O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: APONTAMENTOS A PARTIR DO CURRÍCULO REFERÊNCIA DO ESTADO DE GOIÁS

Main Article Content

Lorena Francisco de Souza Camila da Conceição Reis Santos

Resumo

Este artigo visa apresentar uma discussão sobre o ensino das relações étnico-raciais na geografia escolar a partir do Currículo Referência do Estado de Goiás. Passados 16 anos da implementação da lei 10639/03, que obriga o ensino da história da África e cultura afro-brasileira no ensino básico, ainda nos deparamos com o silenciamento das instituições escolares perante a uma agenda antirracista e a falta de capacitação pedagógica e conceitual de professores/as para tratarem sobre a questão. Nesse sentido, questionamos sobre como o ensino de geografia tem contribuído com o ensino das relações étnico-raciais e como os objetivos de aprendizagem estabelecidas no Currículo Referência do Estado de Goiás possibilitam esta abordagem. Para além das práticas docentes no âmbito escolar, problematizamos como se apresentam no Currículo Referência do Estado de Goiás as expectativas de aprendizagem no âmbito da Geografia para a formação cidadã e “inclusiva”. O debate sobre a importância da ciência geográfica no respeito às diferenças e no tratamento das relações raciais é um caminho para a construção de um pensamento geográfico crítico e mobilizador de justiça social.

Article Details

Como Citar
SOUZA, Lorena Francisco de; DA CONCEIÇÃO REIS SANTOS, Camila. A GEOGRAFIA ESCOLAR E O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: APONTAMENTOS A PARTIR DO CURRÍCULO REFERÊNCIA DO ESTADO DE GOIÁS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. Ed. Especi, p. 273-291, abr. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/865>. Acesso em: 30 maio 2020.
Seção
Caderno Temático